A História da Honda Motos

16/12/2012 01:30

Inspirada na singularidade da cultura Honda, mundialmente praticada, a Honda brasileira busca ampliar ainda mais os aficionados por seus produtos e contribuir para o desenvolvimento do País.
A história da empresa no Brasil teve início na década de 70, quando não existia praticamente mercado para motocicletas no País. Com a fundação da Honda Motor do Brasil, em 1971, cresceram a importação de motocicletas e, dois anos depois, a de produtos de força.
O grande passo ocorreu em 1976, com o início da produção nacional(maiores sucessos no mercado de motocicletas, a CG 125). Hoje, na Moto Honda da Amazônia LTDA. (HDA), em Manaus (AM), são produzidos motocicletas, quadriciclos (All Terrain Vehicle ― ATV) e motores estacionários. A Honda é líder nacional no setor de motocicletas e, em 2009, ultrapassou a marca de 13 milhões de unidades produzidas. 
Sob o controle da Moto Honda da Amazônia estão outras duas empresas, localizadas na mesma área: a Honda Componentes da Amazônia LTDA. (HCA) e a Honda Tecnologia da Amazônia Indústria e Comércio LTDA. (HTA).

Em 1992, houve mais um avanço, com o início das importações de automóveis para o Brasil. A boa aceitação dos produtos resultou na inauguração, em 1997, da fábrica da Honda Automóveis do Brasil (HAB), na cidade de Sumaré (SP), que, 

No ano de 2002, a montadora além de comemorar a produção de 2.000.000 de unidades do modelo CG125, motocicleta líder do mercado brasileiro em todos os tempos ,ja 2009, superou o volume de 700 mil unidades produzidas. 



O acesso aos produtos da marca é facilitado pela Honda Serviços Financeiros (HSF), que abrange o Consórcio Nacional Honda, o Banco Honda e a Corretora de Seguros Honda LTDA. Com planos especiais para toda a linha de motocicletas e automóveis nacionais da empresa, a Divisão Financeira concretiza há 29 anos o sonho do veículo próprio a um número cada vez maior de pessoa

 

 História da Honda e seu logotipo


   Em 1946, Sochiro Honda, funda a Honda Technical Research Institute, na cidade de Hamamatsu no Japão. Era o início de um dos maiores sucessos da indústria automobilística e de motocicletas. A fundação da empresa deveu-se muito ao sonho de Sochiro em produzir motos em massa. Em 1947, a bicicleta A-Type é o primeiro produto fabricado pela Honda. No ano seguinte era fundada a Honda Motor Co. Ltd. Em 1949 tem início a produção da motocicleta D-Type Dream, motor dois tempos e 98cc. O nome Dream foi dado em referência ao sonho de Sochiro Honda em construir uma moto completa. Em 1951 a moto Dream vendia cerca de 130 unidades por dia, comprovando o sucesso da empresa em apostar neste tipo de veículo. No ano seguinte a empresa lança a moto F-Type, uma moto 50cc, que em menos de 1 ano alcançava a marca de 6.500 unidades vendidas por mês. Em 1953 a empresa introduz a moto conhecida como “Benly”, em japonês significa “conveniência”, equipada com motor 90cc. A Scooter Juno, com motor 200cc foi lançada em 1954 para concorrer com a Vespa que estava sendo trazida para o Japão. A partida elétrica foi introduzida nas motos modelos Dream em 1958. Uma década após sua fundação, a Honda Motors se estabelece nos Estados Unidos, vendendo suas primeiras motocicletas em território americano. Ainda nesse ano a empresa introduz sua primeira moto na Europa. Em 1962 lançou a famosa campanha “You meet the nicest people on a Honda”, mostrando que a motocicleta não era somente para pessoas duronas e rebeldes. No ano seguinte é lançado o S500, primeiro carro esporte do Japão. Em 1964 a montadora ingressa na fórmula 1, conquistando sua primeira vitória no ano seguinte. Em 1966 a montadora lança no mercado o pequeno carro N360. No ano de 1969, a motocicleta CB750 é lançada nos Estados Unidos e no Japão. Em 1972 a empresa lança um de seus maiores sucessos na linha automobilística, o Honda CIVIC.